fbpx

Tratamento Hormonal Feminino: Prós e Contras

Durante a menopausa as mulheres lidam com diversos sintomas desagradáveis e intensos que podem acabar atrapalhando sua rotina e seus afazeres. Esses sintomas são causados principalmente pelo fato do organismo não produzir mais a mesma quantidade do estrogênio, hormônio feminino.

Um dos tratamento hormonal feminino mais conhecidos para aliviar esses sintomas é a Terapia de Reposição Hormonal, conhecida como TRH. Essa terapia pode ser uma das maneiras mais eficazes de combater os sintomas, mas ela possui diversos contras e você os conhecerá a seguir!

Tratamento Hormonal Feminino: Prós e Contras.

Tratamento Hormonal Feminino: Prós e Contras. (Imagem: Divulgação)

Terapia de Reposição Hormonal

Esse tratamento hormonal feminino tem como intuito repor o estrogênio que não é mais produzido pelo organismo. Ao repor o hormônio, os sintomas irão diminuir até que a fase passe completamente. O tratamento com hormônios é eficaz, mas pode trazer vários riscos para a saúde da mulher, como o câncer de mama.

A terapia é realizada em diversas sessões e até um tempo atrás era indicada para todas as mulheres que entravam na menopausa. Entretanto, atualmente, a reposição é destinada àquelas mulheres que não possuem nenhuma restrição e que não conseguem aliviar os sintomas com outras práticas mais naturais e com menos riscos.

Benefícios da Reposição Hormonal

A reposição hormonal com estrogênio pode favorecer o bem-estar das mulheres, permitindo que elas realizem suas tarefas normalmente, sem precisarem se preocupar com os sintomas da menopausa, isso ocorre através do tratamento hormonal feminino. O principal benefício é que os sintomas se tornam mais leves e dificilmente aparecem, pois o corpo terá toda a quantidade do hormônio que necessita.

A reposição hormonal alivia os fogachos, assim como o ressecamento da pele e também normaliza a libido. Esse tratamento também melhora a qualidade do sono e permite que você passe pela menopausa de uma forma mais fácil. Mas lembre-se que a reposição hormonal deve ser feita com acompanhamento médico, pois pode ser perigoso e trazer complicações.

Tratamento Hormonal Feminino: Prós e Contras.

Tratamento Hormonal Feminino: Prós e Contras. (Imagem: Divulgação)

Você também pode optar por fazer reposição hormonal usando produtos naturais, hoje o mercado oferece uma infinidade deles para que as mulheres corram menos riscos e solucionem o problema de reposição hormonal. Os produtos naturais não oferecem efeitos colaterais e proporcionam excelente resultado, basta escolher aquele que o seu organismo se adapta melhor.

Clique aqui e veja 5 Alimentos para Aliviar a Menopausa!

Contraindicações da Reposição Hormonal

A reposição hormonal pode trazer riscos para a saúde das mulheres, aumentando as chances de câncer de mama. No entanto, caso a mulher se encontre em alguma das situações a seguir e ainda realize o tratamento, ele pode aumentar os problemas.

A reposição hormonal não é indicada para mulheres com insuficiência hepática, doença coronariana, trombose venosa profunda, sangramento genital anormal, câncer de endométrio e câncer de mama. Já mulheres com diabetes, hipertensão arterial tratável ou que fumam, podem realizar o tratamento com cuidados por parte do médico.

Tratamentos Alternativos para a Menopausa

Antes de optar pelo tratamento hormonal feminino ou caso você não possa realizá-la, há vários tratamentos alternativos, naturais e mais saudáveis que podem ser testados. Por exemplo, há alimentos que podem ser incluídos em sua alimentação pois eles ajudam a aliviar os sintomas.

Tratamento Hormonal Feminino: Prós e Contras.

Tratamento Hormonal Feminino: Prós e Contras. (Imagem: Divulgação)

Há também alguns chás, como o de folhas de amora branca, pois a amoreira é conhecida por equilibrar os hormônios no corpo, outra dica é a soja que é rica em isoflavonas que também auxiliam na reposição hormonal. Além disso, muitos cuidados e hábitos no dia a dia podem ser adotados, como exemplo, optar por roupas mais leves e sempre ficar em ambientes bem arejados.

Técnicas como a aromaterapia e a homeopatia são boas opções para tratar a menopausa, assim como o pilates. Massagem também pode ajudar você a passar por essa fase, veja com o seu médico o que é mais recomendado para o seu caso.

Recomendados para você: