fbpx

Menopausa – Como Controlar o Peso nessa Fase

Você sabia que muitas mulheres tendem a engordar na menopausa? Isso é extremamente comum, mas pode ser controlado com algumas dicas e práticas no seu dia a dia. Diversos fatores influenciam para o ganho de peso nessa fase, como o envelhecimento, o estilo de vida que a mulher leva, assim como sua genética.

A experiência da menopausa é muito individual, por isso cada mulher sofre com os sintomas de uma forma. Pode acontecer de você não ganhar peso, mas para evitar que isso aconteça ou até mesmo controlar o seu peso, veja a seguir algumas dicas para não engordar na menopausa.

Menopausa - Como Controlar o Peso nessa Fase.

Menopausa – Como Controlar o Peso nessa Fase. (Imagem: Divulgação)

Como Emagrecer no Climatério

O climatério é a fase que antecede a menopausa e também pode causar ganho de peso, principalmente porque traz consigo mais estresse e mau humor, condições que podem fazer com que a mulher desconte na comida. Desde o climatério é preciso tomar alguns cuidados para não engordar na menopausa, principalmente com a alimentação.

É essencial evitar restrições calóricas, como dietas malucas. Nessa fase os ossos começam a ficar mais fracos, por isso não é indicado arriscar perder massa muscular. O que você deve fazer é se alimentar bem, fazendo até 6 refeições diárias e evitar alimentos gordurosos demais.

Como Emagrecer aos 50 Anos de Idade

Aos 50 anos de idade a menopausa já deve ter chegado. É a partir dessa idade que muitas mulheres começam a registrar ganho de peso, sedentarismo, obesidade e até mesmo diabetes. Para emagrecer aos 50 anos de idade e não engordar na menopausa, uma das dicas é diminuir o consumo de carboidratos. É importante comê-los, pois são fonte de energias, mas tente diminuir um pouco o consumo, pois isso irá ajudar a impedir que a gordura da barriga aumente.

É preciso adicionar na alimentação fibras alimentares, pois contribuem para o bom funcionamento do intestino além de aumentarem a saciedade, fazendo com que você coma menos. Dessa forma, inclua linhaça, chia, abacate e castanhas na sua alimentação.

Menopausa - Como Controlar o Peso nessa Fase.

Menopausa – Como Controlar o Peso nessa Fase. (Imagem: Divulgação)

Climatério faz Emagrecer

Não, o climatério não faz emagrecer. A partir dessa fase o metabolismo feminino tende a ficar ainda mais lento, o que dificulta a perda de peso. O peso pode até se manter o mesmo, mas dificilmente diminuirá, tendo mais facilidade em aumentar. Por isso é essencial cuidar da saúde desce cedo, mas principalmente nessa fase.

Ter uma boa alimentação seguida da prática de alguma atividade física pode ajudar a manter o seu metabolismo mais acelerado e contribuir para o equilíbrio de peso.

 Clique aqui e veja 5 Alimentos para Aliviar a Menopausa!

Ganho de Peso no Climatério

O ganho de peso no climatério é muito comum, mas se alimentando corretamente e se exercitando é possível evitar que o ganho seja em excesso e até mesmo contribuir para evitar doenças. Consultar-se com o nutricionista pode ser uma boa, pois o profissional criará um cardápio que atenda às suas necessidades, de acordo com sua idade e a fase que está passando.

Remédio para Emagrecer aos 50 Anos

O melhor remédio para não engordar na menopausa e emagrecer aos 50 anos é apostar em medidas naturais, que não afetem sua saúde. Há diversos chás naturais que podem ser consumidos diariamente, tanto para aliviar os sintomas da menopausa, quanto para contribuir para a perda de peso. Converse com o seu médico e siga suas instruções para passar por essa fase da melhor maneira possível.

Menopausa - Como Controlar o Peso nessa Fase.

Menopausa – Como Controlar o Peso nessa Fase. (Imagem: Divulgação)

Reposição Hormonal Engorda

A reposição hormonal não engorda, mas é de conhecimento geral que pode ocorrer mudanças na gordura corporal nessa fase, sendo resultados das mudanças hormonais que ocorrem no corpo feminino.

Não há nenhuma ligação entre a reposição hormonal e o ganho de peso, portanto se isso acontecer é devido a outros fatores.

Recomendados para você: