Veja Como Aliviar os Sintomas da Menopausa

A menopausa é uma fase na vida da mulher que não tem como evitar, apenas procurar por maneiras de passar por ela da melhor maneira possível. Neste artigo vamos dar algumas dicas de como você pode aliviar as ondas de calor na menopausa.

A menopausa é a fase em que a mulher deixa de reproduzir, é o fim da sua menstruação. Para muitas é um alívio, mas por outro lado, traz consigo alguns sintomas que tendem a durar em média cinco anos.

Veja Como Aliviar os Sintomas da Menopausa.

Veja Como Aliviar os Sintomas da Menopausa. (Imagem: Divulgação)

5 Dicas para Aliviar os Sintomas da Menopausa

Um dos principais sintomas são as famosas ondas de calor na menopausa. Felizmente os sintomas da menopausa podem ser aliviados com algumas técnicas e mudanças de hábitos, como você verá a seguir.

Pratique atividades físicas

Você sabia que mulheres ativas têm menos fogachos do que as mulheres sedentárias? Os fogachos são o principal sintoma da menopausa, consistindo em ondas de calor. Praticar exercícios físicos é uma boa forma de aliviá-los, além de contribuir para mais disposição e também para manter a sua boa saúde.

Qualquer atividade física é recomendada, como caminhar, correr, praticar natação ou até mesmo pilates ou yoga.

Ter uma alimentação saudável

A sua alimentação interfere diretamente nos sintomas que você sente durante a menopausa e na forma como os sente. Durante a menopausa existem alguns alimentos que podem ser consumidos para melhorar o funcionamento do organismo e consequentemente aliviar os sintomas.

Veja Como Aliviar os Sintomas da Menopausa.

Veja Como Aliviar os Sintomas da Menopausa. (Imagem: Divulgação)

Sem falar que nessa fase a mulher necessita ainda mais de alguns nutrientes para evitar outros sintomas e se manter saudável. É recomendado ingerir frutas, legumes e verduras, assim como alimentos ricos em soja, vitaminas do complexo B e fibras. Você pode consultar o nutricionista para construir um cardápio específico para sua menopausa.

Hidratar a pele

Um dos sintomas da menopausa é o ressecamento, tanto da pele quanto da área genital. Portanto, nessa fase, você deve usar cremes hidratantes com colágeno em toda a sua pele, tanto a do rosto quanto a do corpo. Isso ajudará a evitar o ressecamento, além de contribuir para uma pele jovem e hidratada.

Na área genital, converse com seu médico para que ele lhe indique o melhor creme para essa região.

Chás

Há determinados chás com propriedades extremamente benéficas para o corpo que ajudam a manter o equilíbrio hormonal no organismo. Esses chás devem ser consumidos com frequência pelas mulheres na menopausa, pelo menos 3 vezes por semana, pois assim ajudarão a evitar o surgimento dos sintomas.

Os chás mais indicados são de camomila, salva e de folhas de amoreira.

Evite o estresse

Viver em situações de estresse é ruim em qualquer etapa da vida, mas durante a menopausa tende a piorar os sintomas, além de contribuir para alterações de humor.

Tente viver em um ambiente que está sempre em harmonia e caso veja que está se estressando, faça alguma atividade que lhe dá prazer e que irá lhe devolver o bom humor. Sempre reserve um tempo para atividades de lazer, assim você evitará as alterações de humor, o estresse e consequentemente se sentirá melhor.

Veja Como Aliviar os Sintomas da Menopausa.

Veja Como Aliviar os Sintomas da Menopausa. (Imagem: Divulgação)

Sintomas da Menopausa

A menopausa inclui diversos sintomas além das ondas de calor na menopausa, apesar deles serem os principais. Essa etapa também pode ser constituída de suores noturnos, dores de cabeça, dores nas articulações, dores musculares, ressecamento vaginal, diminuição da libido, alterações de humor, ganho de peso, fadiga, falta de disposição, entre outros.

Existem várias formas de lidar com esses sintomas, inclusive a reposição hormonal, mas ela não é recomendada para todas as mulheres. É necessário conversar com o seu médico e informar todos os medicamentos que usa e todos seus diagnósticos, para que ele julgue se é possível adotar esse tratamento.

Caso não seja, ele recomendará tratamentos alternativos, muitos dos quais nós mencionamos anteriormente. Prepare-se para a menopausa desde cedo, cuidando da sua saúde.

Recomendados para você: