Tratamentos para quem está Entrando no Climatério

O climatério é um fenômeno que acontece com todas as mulheres e é muito confundido com a menopausa. O climatério trata-se do fim da vida reprodutiva da mulher, quando o ovário não possui mais tantos folículos viáveis e, portanto, não produz a quantidade ideal dos hormônios femininos. Nessa fase é normal que as menstruações ainda aconteçam, mas de forma totalmente irregular. Por sua vez, a menopausa é quando as menstruações não acontecem mais.

A seguir, você conhecerá um pouco mais sobre o climatério tratamento, seus sintomas e tratamentos mais indicados.

Climatério Tratamento

Climatério Tratamento. (Imagem: Divulgação)

Climatério Tratamento Natural

Existem várias opções de tratamentos que podem ser adotados pela mulher no climatério e a escolha do tratamento ideal depende exclusivamente do seu estilo de vida e da opção que melhor irá se adequar ao seu corpo. Para isso, é fundamental ter a ajuda de um profissional no assunto. De preferência o seu médico ginecologista que lhe acompanhou durante toda a vida, pois assim ele lhe conhecerá e poderá lhe indicar o melhor tratamento.

Há até mesmo tratamentos naturais que não causam nenhum risco para a saúde. Se você ficou interessada poderá continuar lendo a seguir para descobrir mais sobre as opções de tratamento para o climatério.

Climatério Sintomas Tratamento Natural

O climatério é um período da vida da mulher em que ela precisa lidar com centenas de sintomas, muitos dos quais comprometem sua qualidade de vida e por isso precisam ser devidamente tratados, até que o climatério passe. Portanto, é correto afirmar que esses tratamentos têm como intuito aliviar os sintomas até que a fase tenha passado completamente. Não há maneiras de evitar o climatério.

Os sintomas geralmente tendem a ser os mesmos, o que se altera é a intensidade em que eles acontecem. Cada mulher possui um organismo, por isso algumas podem lidar com um determinado sintoma em uma intensidade maior, enquanto outras lidam com uma intensidade menor. Isso é normal e você conseguirá melhores conselhos com o seu médico.

Climatério Tratamento Fitoterápico

O tratamento fitoterápico é um exemplo para o climatério tratamento muito usado e procurado nos últimos tempos. Consiste basicamente no consumo de medicamentos fitoterápicos, muitos dos quais não possuem nenhum tipo de hormônio, mas ainda são eficazes para aliviar os sintomas.

Climatério Tratamento

Climatério Tratamento. (Imagem: Divulgação)

Alguns exemplos de medicamentos fitoterápicos são os seguintes: isoflavonas, cemicifuga racemosa, valeriana, entre outros. No entanto, você deve continuar tomando cuidado, afinal alguns medicamentos fitoterápicos também possuem alguns efeitos colaterais nada agradáveis, principalmente se forem ingeridos em doses exageradas. Se você ingere outros medicamentos, eles também podem causar algum problema quando ingeridos juntamente aos fitoterápicos. Dessa forma, é essencial conversar com um médico para que ele saiba de todas suas restrições e indique o melhor tratamento.

Sintomas do Climatério

O climatério é composto por vários sintomas característicos que afetam as mulheres de diferentes formas. Esses sintomas surgem principalmente pela falta dos hormônios femininos, mas podem ser evitados com os tratamentos.

Os principais sintomas são: ondas de calor, suor noturno, insônia, formigamentos, dores musculares, alterações no humor, cansaço, dor de cabeço, palpitação, entre outros. Geralmente esses sintomas tendem a desaparecer em 4 anos, mas há casos de mulheres que ainda sofrem com eles após os 60 anos.

Climatério Tratamento

Climatério Tratamento. (Imagem: Divulgação)

Climatério: Tratamento Indicado

O tratamento mais indicado é a Terapia de Reposição Hormonal, chamada de TRH. É um dos tratamentos mais eficazes para aliviar os sintomas, mas também apresenta alguns riscos para a saúde, envolvendo até mesmo o câncer.

No entanto, nem sempre a TRH deve ser adotada, pois há contraindicações e mulheres que não se adaptam à técnica. Por isso, cada caso é único e somente um especialista pode lhe indicar o melhor tratamento.

Recomendados para você: