Tratamento Natural para Aliviar os Sintomas da Menopausa

A menopausa é uma etapa importante na vida de toda a mulher e é impossível de evitar. Algumas até lidam com sintomas menos intensos e mais leves, mas a maioria precisa lidar com sintomas desagradáveis durante muitos anos.

Atualmente existem algumas opções de tratamentos naturais para aliviar tais sintomas, visto que não há como evita-los totalmente. Esses tratamentos podem ser realizados por grande parte das mulheres, mas é sempre indicado consultar o médico.

Tratamento Natural para Aliviar os Sintomas da Menopausa.

Tratamento Natural para Aliviar os Sintomas da Menopausa. (Imagem: Divulgação)

Principais sintomas da menopausa

A menopausa possui inúmeros sintomas que podem atrapalhar a rotina da mulher. O principal deles é o fogacho, que nada mais são do que as ondas de calor que surgem do nada e podem durar por algumas horas. Essas ondas de calor ainda podem vir acompanhadas de vermelhidão no corpo, principalmente em áreas como o rosto, pescoço e colo.

A menopausa inclui outros sintomas como suor noturno, diminuição da libido, dores musculares e nas articulações, alterações no humor, perda de apetite, cansaço, fadiga e até mesmo dores ao se relacionar.

Alimentos para combater os sintomas da menopausa

Se alimentar melhor é uma ótima forma de combater e aliviar os sintomas da menopausa, pois alguns alimentos possuem substâncias que podem ajudar o corpo a funcionar corretamente. Você deve incluir na sua alimentação principalmente alimentos ricos em fitoestrogênios como soja, lentilha, inhame, grão de bico, amendoim, sementes de linhaça, farelo de centeio, cevada, semente de abóbora, entre outros.

Fora esse tipo de alimentos, é indicado ingerir legumes, hortaliças e frutas secas, cereais, alimentos ricos em cálcio e em ômega 3 e alimentos ricos em vitamina A. Alguns exemplos do que você deve consumir: massa integral, arroz, batata, brócolis, espinafre, peixe, frutos secos, entre outros.

Tratamento Natural para Aliviar os Sintomas da Menopausa.

Tratamento Natural para Aliviar os Sintomas da Menopausa. (Imagem: Divulgação)

Benefícios do Chá de Amora Branca para a menopausa

As folhas da amora podem ser muito benéficas para aliviar os sintomas da menopausa, por isso é recomendado preparar chás com essas folhas frequentemente. Isso acontece porque a amoreira é conhecida por ajudar a regular os hormônios, dessa forma pode aliviar os sintomas que são causados pela falta de estrogênio.

Ingerir o chá de amora branca com frequência irá ajudar a aliviar a ansiedade, o ressecamento, a memória fraca, as dores musculares e nas articulações, além de ajudar a aliviar os fogachos e os suores noturnos. Também é ótima para ajudar contra problemas de insônia.

Para preparar o chá você irá precisar de 3 a 5 folhas de amoreira picadas e 1 litro de água. Ferva a água e adicione as folhas picadas. Cubra e deixe por 10 minutos. Consuma em até 24 horas. Você pode adoçar com mel. Um novo chá deve ser feito a cada 24 horas.

Reposição hormonal: fazer ou não?

A reposição hormonal é o tratamento mais conhecido para aliviar os sintomas da menopausa, pois ele repõe todo o estrogênio em falta. No entanto, possui muitos riscos para a saúde e há algumas contraindicações que devem ser de conhecimento de toda a população.

Tratamento Natural para Aliviar os Sintomas da Menopausa.

Tratamento Natural para Aliviar os Sintomas da Menopausa. (Imagem: Divulgação)

A reposição hormonal deve ser evitada por mulheres com insuficiência hepática, câncer de mama, câncer de endométrio, triglicérides altos, sangramento genital, trombose venosa e doença coronariana. Já pessoas que fumam, possuem diabetes ou hipertensão arterial tratável, podem realizar, mas com cuidados.

É importante consultar o médico antes de iniciar a reposição, pois esse tratamento realmente traz riscos para a saúde da mulher e só deve ser adotado se as demais práticas não surtirem nenhum efeito. Você sempre deve preferir as práticas naturais e que não afetam sua saúde, mas de qualquer forma, consulte-se com o médico para saber mais e poder tirar todas suas dúvidas de forma profissional.

Recomendados para você: