Quanto Tempo Pode Durar o Climatério?

Você já ouviu falar no climatério? Ele é uma etapa muito importante da vida de toda mulher e deve ser conhecido, comentado e falado. Dessa forma, as mulheres terão cada vez mais informações sobre essa fase, poderão tirar todas suas dúvidas e conseguir passar por ela de uma forma melhor, optando por tratamentos que possam auxiliar no alívio dos sintomas que acompanham o climatério.

Uma das principais dúvidas das mulheres é quanto tempo pode durar o climatério. A seguir, nós falaremos mais sobre isso e sobre outros detalhes da etapa.

Quanto Tempo Pode Durar o Climatério?

Quanto Tempo Pode Durar o Climatério? (Imagem: Divulgação)

Climatério Tratamento

Climatério é uma fase da vida de toda mulher que não tem como evitar, portanto o tratamento não acabará com essa fase. O intuito do tratamento é aliviar os sintomas, permitindo que a mulher consiga lidar melhor com essa fase e continuar vivendo sua vida, até que o climatério passe completamente.

É uma fase difícil para todas e se torna ainda pior de acordo com a intensidade dos sintomas, por isso é de grande ajuda ter várias opções de tratamentos, tanto hormonais quanto não hormonais. Os tratamentos naturais são os mais procurados, pois não apresentam tantos riscos à saúde.

Climatério Sintomas Idade

O climatério tende a começar aos 41 anos de idade na maioria das mulheres, mais saiba que cada caso é único e os sintomas podem surgir antes ou até mesmo alguns anos depois disso. É importante conversar com o seu médico para tirar todas as dúvidas e já ter uma noção de qual tratamento iniciar quando os primeiros sinais surgirem.

Pode acontecer ainda do climatério ser precoce, ou seja, surgir antes dos 41 anos, caso o seu organismo pare de produzir a mesma quantidade de hormônio feminino.

O que é Climatério

O climatério nada mais é quando a mulher deixa de ser fértil, passando para a fase de não conseguir mais reproduzir. Isso acontece porque os ovários produzem menos hormônios femininos do que o normal, ocasionando o fim da fase reprodutiva do corpo feminino.

Quanto Tempo Pode Durar o Climatério?

Quanto Tempo Pode Durar o Climatério? (Imagem: Divulgação)

Durante o climatério a mulher ainda lida com a menstruação, mas de uma forma irregular e cada vez em menor quantidade. Quando a mulher para de menstruar por um longo tempo, ela chega à fase da menopausa.

Sintomas do Climatério

O climatério é uma fase recheada de sintomas nada agradáveis que podem realmente prejudicar a qualidade de vida feminina e devem ser tratados. Com um bom tratamento é possível reduzir grande parte dos sintomas e também as intensidades em que eles ocorrem.

Os principais sintomas do climatério são os seguintes: ondas de calor, suor noturno, dores de cabeça, alterações no humor, dores musculares, cansaço, insônia, formigamentos, choro fácil, secura vaginal, dor ao se relacionar, entre outros.

Climatério Sinais e Sintomas

Os principais sintomas do climatério, como as ondas de calor e a sudorese, tendem a desaparecer em grande parte das mulheres após 4 anos. No entanto, outro grupo de mulheres precisa lidar com os sintomas por vários anos, muitas vezes seguindo até após os 60 anos. Os sintomas podem aparecer a qualquer momento, ao longo do dia.

Quanto Tempo Pode Durar o Climatério?

Quanto Tempo Pode Durar o Climatério? (Imagem: Divulgação)

Menstruação Desregulada aos 40 anos

Se a sua menstruação sempre foi regulada e começou a ficar mais desregulada aos 40 anos, você precisa ficar atenta, pois há grandes chances de estar entrando no climatério. O mais recomendado nesse momento é procurar o seu médico para que ele adote as medidas necessárias e possa lhe dizer com certeza se você está nessa fase ou não.

A partir disso vocês poderão definir o tratamento e inicia-lo rapidamente. Quanto mais cedo você iniciar o tratamento, mais cedo poderá se livrar dos sintomas.

Recomendados para você: