Quais são os Sintomas do Climatério

É importante que todas as mulheres saibam desde cedo sobre o que se trata o climatério, quando ele acontece, como identificá-lo e ainda mais importante, como aliviar o climatério sintomas. O climatério é uma etapa da vida de qualquer mulher e não tem como fugir dele, apenas adotar um tratamento para aliviar os sintomas, até que eles desapareçam por completo.

Os sintomas podem durar por apenas 4 anos ou por mais de 10 anos, varia muito de uma pessoa para pessoa. A seguir, conheça todos o climatério sintomas, assim como os tratamentos mais indicados.

Quais são os Sintomas do Climatério

Quais são os Sintomas do Climatério. (Imagem: Divulgação)

Climatério Tratamento

Existem várias opções de tratamento para o climatério, desde tratamentos com hormônios aos mais naturais, envolvendo medicamentos fitoterápicos. O melhor tratamento vai depender de você, do seu estilo de vida, de quanto você pode gastar e de suas contraindicações. Nem todas as mulheres conseguem se adaptar à terapia de reposição hormonal, por exemplo, portanto devem optar por outra opção.

Você não pode e nem deve decidir o tratamento por conta própria. É preciso contar com a ajuda de um profissional, de preferência de confiança, pois ele saberá todos os seus problemas e contraindicações, podendo indicar assim o melhor tratamento.

Climatério Sinais e Sintomas

Os primeiros sinais e sintomas do climatério começam a surgir geralmente aos 41 anos de idade, mas é importante ressaltar que cada caso é único. Existem mulheres que começam a lidar com os sintomas antes, assim como algumas que só começam a sentir os sintomas aos 50 anos. Depende de cada organismo e como ocorre sua produção de hormônios, mas é fundamental conhecer os sintomas, pois assim você saberá quando o climatério sintomas chegar e poderá pedir ajuda.

O principal sintoma do climatério são os fogachos, também chamados de ondas de calor. Eles são extremamente comuns e atingem grande parte das mulheres, algumas com mais e outras com menos intensidade. O climatério também vem acompanhado de suor noturno, alterações no humor, cansaço, dores musculares, dor de cabeça, entre outros sintomas.

Quais são os Sintomas do Climatério

Quais são os Sintomas do Climatério. (Imagem: Divulgação)

Climatério Sintomas Idade

Os primeiros sintomas do climatério atingem as mulheres aos 41 anos de idade, mas é importante ter consciência de que pode acontecer antes, assim como depois. Consultar-se com o médico regularmente permite que você conheça mais a si mesma, como o seu organismo funciona e dessa forma pode se programar para a chegada do climatério.

Ainda assim, é tudo muito relativo.

O que é Climatério

O climatério é uma fase que antecede a menopausa, quando o corpo feminino produz menos hormônio do que deveria, dando origem aos sintomas que mencionamos. Nessa fase a mulher ainda menstrua, mas geralmente ocorre de forma irregular. Isso acontece por alguns anos, até que a menstruação para. Quando uma mulher está sem menstruar há mais de um ano, ela pode se considerar na menopausa.

Os sintomas do climatério acontece quando a mulher não é mais fértil, ou seja, não pode mais reproduzir.

Climatério Sintomas Tratamento Natural

Há várias opções de tratamentos naturais para o climatério, onde não são usados nenhum tipo de medicamento hormonal. A acupuntura pode ser um bom tratamento para auxiliar em grande parte dos sintomas do climatério. Há ainda medicamentos que não são hormonais, mas que agem por meio de determinadas substâncias para aliviar os sintomas.

Quais são os Sintomas do Climatério

Quais são os Sintomas do Climatério. (Imagem: Divulgação)

É possível fazer tratamento com medicamentos fitoterápicos, medicamentos antiepiléticos e medicamentos que agem pela serotonina.

Sintomas do Climatério Precoce

Se o climatério for precoce, ou seja, começar antes da idade mencionada, os sintomas são os mesmos. A única diferença é que começou mais cedo, mas isso não afetará os sintomas. Você poderá iniciar o tratamento indicado pelo seu médico normalmente para aliviar as ondas de calor.

Recomendados para você: