O que é o Climatério Feminino?

O climatério feminino não é tão falado quanto a menopausa, mas é igualmente importante e deve ser de conhecimento de todas as mulheres. O climatério é a fase que antecede a menopausa e pode surgir aos 43 ou 45 anos.

A seguir, você poderá descobrir exatamente o que é o climatério feminino, quais seus principais sintomas e maneiras de trata-los. Continue lendo para saber mais!

O que é o Climatério Feminino?

O que é o Climatério Feminino? (Imagem: Divulgação)

O que é climatério feminino e quais os sintomas

O climatério feminino é uma etapa que antecede a menopausa, sendo a transição da mulher de sua fase reprodutora para a não reprodutora, ou seja, quando ela não será mais capaz de ovular e engravidar. Nessa fase a produção de estrogênio começa a diminuir, causando todos os sintomas.

Durante o climatério a mulher ainda poderá contar com a menstruação, mas de forma muito irregular até que chegará um ponto que ela não descerá mais. Os sintomas do climatério feminino são os mesmos da menopausa e incluem fogachos, insônia, suores noturnos, dores musculares, alterações de humor, dores de cabeça, ressecamento da pele e vaginal, entre outros.

Climatério tratamento

O climatério não é uma doença, é uma fase que não há como evitar. Os tratamentos que existem não são para curar o climatério ou para eliminá-lo, pois isso não é possível. O intuito dos tratamentos é amenizar os sintomas, pois eles podem ser muito intensos e insuportáveis.

Esses tratamentos ajudam a aliviar os sintomas até que a fase passe completamente, fazendo com que surjam com menos frequência e em menor intensidade. O principal tratamento para o climatério e também para a menopausa é a Terapia de Reposição Hormonal que consiste em repor o estrogênio no corpo feminino, aliviando assim todos os sintomas.

Entretanto, essa técnica não pode ser feita por todas as mulheres e também traz alguns riscos para a saúde, portanto deve ser adotada somente por mulheres sem restrições e em casos que os tratamentos alternativos não foram suficientes.

O que é o Climatério Feminino?

O que é o Climatério Feminino? (Imagem: Divulgação)

Climatério idade

Como mencionamos anteriormente, o climatério feminino tende a surgir entre os 43 e 45 anos, podendo durar até 5 anos ou mais. No entanto, há casos precoces em que mulheres de 38 anos começam a sentir os sintomas. Para evitar que isso aconteça é preciso ter uma vida saudável, além de seguir as instruções do seu médico, assim você só entrará no climatério na fase adequada.

Há casos também de mulheres que só começam a sentir os sintomas aos 50 anos. Em todos os casos é sempre indicado ter acompanhamento médico ao longo da vida, para identificar se há algum problema ou não.

Climatério feminino tratamentos naturais

Também existem alguns tratamentos naturais e alternativos para o climatério, que não oferecem nenhum risco para a saúde feminina e entregam ótimos resultados. Um tratamento indicado é a fitoterapia que consiste em ingerir alimentos com substâncias fitoterápicas ou até mesmo medicamentos com essas substâncias.

Essas substâncias ajudam a substituir o estrogênio no corpo, evitando assim grande parte dos sintomas. Outros tratamentos naturais incluem a homeopatia e a prática de pilates ou yoga.

O que é o Climatério Feminino?

O que é o Climatério Feminino? (Imagem: Divulgação)

Climatério feminino e exercícios

Os exercícios físicos podem beneficiar diretamente as mulheres no climatério feminino, pois promovem o bem estar e o bom humor, além de contribuir para a saúde da pele, do coração e do cérebro.

Praticar exercícios ajuda a combater a insônia, os fogachos e também as alterações de humor, além de aumentar a sua disposição e acabar com a fadiga que é comum nessa fase. Converse com o seu médico e veja o que é mais indicado para o seu caso, seu organismo e seus sintomas. Cuidar da saúde é importante em todas as fases da vida.

Recomendados para você: