Medicamentos Naturais para o Climatério: Funciona Mesmo?

O climatério é uma época importante e indispensável na vida de todas as mulheres, mas que infelizmente causa vários sintomas nada agradáveis que acabam por atrapalhando o dia a dia e a realização de tarefas. Muitas mulheres não sabem do que se trata esse período, mas é muito importante conhece-lo, assim como saber quando ele chega.

Há alguns remédios naturais para o climatério que ajudam a aliviar os seus sintomas. Não tem como evita-los por completo, mas com esses remédios há uma melhora significativa em grande parte dos sintomas, permitindo que a mulher siga com sua rotina. A seguir, descubra tudo sobre o climatério medicamentos naturais.

Medicamentos Naturais para o Climatério: Funciona Mesmo?

Medicamentos Naturais para o Climatério: Funciona Mesmo? (Imagem: Divulgação)

Entenda o que é o climatério

O climatério é uma etapa na vida da mulher que antecipa a menopausa. É quando ela passa da fase reprodutiva para a não reprodutiva, com a diminuição na produção de todos os hormônios femininos. Nessa fase ainda há a menstruação, mas de forma irregular e cada vez em menor quantidade, até que a menstruação para totalmente e a mulher entra na menopausa.

Durante o climatério a mulher já começa a ter que lidar com muitos sintomas da menopausa, como o fogacho, ou seja, as ondas de calor. Os suores noturnos também já estão presentes, assim como a diminuição da libido.

Climatério precoce

O normal é que o climatério inicie entre os 43 ou 45 anos da mulher, mas há casos em que ele é precoce. O climatério é considerado precoce quando inicia muito cedo, como aos 38 anos. Se ele iniciar aos 40 anos, ainda é considerado precoce, mas nem tanto.

Em todos os casos, o ideal é procurar o médico para seguir suas instruções e procurar tratamentos, preferencialmente naturais, para aliviar os sintomas desde já. Muitos dos sintomas tendem a ir embora após 4 ou 5 anos, mas há casos de mulheres que permaneceram com eles mesmo após os 60 anos.

Medicamentos Naturais para o Climatério: Funciona Mesmo?

Medicamentos Naturais para o Climatério: Funciona Mesmo? (Imagem: Divulgação)

Medicamentos naturais para o climatério

Para o climatério medicamentos naturais são as melhores opções, pois eles não trazem nenhum risco para a saúde feminina, ao contrário de outros tratamentos mais comuns, como a reposição hormonal.

Há vários medicamentos e remédios caseiros que podem ser usados para aliviar os sintomas e ajudar a mulher a passar por essa fase tão difícil. Veja algumas opções a seguir!

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é usado na composição de vários pratos, mas ele é rico em substâncias muito benéficas para o nosso corpo e portanto, é recomendado para ajudar a aliviar sintomas de vários problemas, incluindo do climatério. Ingerir 2 colheres de sopa desse vinagre diariamente, junto com um copo de suco de frutas, já ajudará você a se livrar dos fogachos, por exemplo.

Você ainda pode combinar o uso do vinagre com qualquer outra recomendação que daremos a seguir.

Tofu

O tofu é ótimo também para evitar o surgimento dos fogachos, pois ele possui bastante isoflavonas em sua composição. O mais indicado é que você inclua o tofu na sua alimentação sempre que puder, afinal ele também traz outros nutrientes para o organismo.

Medicamentos Naturais para o Climatério: Funciona Mesmo?

Medicamentos Naturais para o Climatério: Funciona Mesmo? (Imagem: Divulgação)

Cravos-da-índia

Os cravos-da-índia também possuem isoflavonas, o que os torna ótimos para quem está no climatério e deseja aliviar os fogachos. É indicado preparar um chá com cravos da índia durante o climatério. Você pode tomar um chá por semana.

Água com mel

A água quente com mel também pode ajudar a aliviar o fogacho, portanto é muito recomendado você preparar e beber antes de dormir. Combinando esses tratamentos naturais que mencionamos você conseguirá passar por um climatério leve, sem muitos sintomas intensos. Não esqueça de conversar com seu médico.

Recomendados para você: