Exercícios que combatem a menopausa

A menopausa é um problema que atinge todas as mulheres em uma determinada fase da vida. Ao contrário da menarca, ela significa o fim do ciclo menstrual da mulher, ou seja, a partir de então a mulher não irá mais menstruar todos os meses, nem sofrer com as cólicas e demais sintomas.

No entanto, a menopausa também possui os seus sintomas; muitos deles que acabam prejudicando e afetando a relação da mulher com o mundo. Neste artigo você vai conferir os exercícios que combatem a menopausa.

Conheça os sintomas da menopausa

No início da menopausa a menstruação não cessa por completo: é um procedimento meio demorado que começa com a irregularidade dos períodos menstruais e, após algum tempo, tem o seu fim. No entanto, durante a menopausa a mulher tende a sofrer com muitos sintomas, tais como as ondas de calor, ainda que a temperatura esteja baixa.

Exercícios que combatem a menopausa

Exercícios que combatem a menopausa. (Imagem: Divulgação)

Esse é o principal sintoma, causado pelo aumento de sangue circulando pelas veias. Há ainda outros sintomas como palpitações, coceira vaginal, redução da libido, diminuição dos seios, sudorese noturna, mudanças de humor, ganho de peso, pele seca, dor de cabeça, calafrios, diminuição da memória, aparecimento de espinhas, entre outros.

Conheça alguns tratamentos para a menopausa

A menopausa é comum em todas as mulheres e tende a passar depois de algum tempo, no entanto, durante o seu período, as mulheres podem se sentir tão afetadas que decidam recorrer a alguns tratamentos para diminuir os sintomas.

O principal tratamento é a reposição hormonal com o objetivo de diminuir as ondas de calor. É um tratamento altamente eficaz que consiste na reposição por meio de estrógeno ou estrógeno e progesterona. A aplicação de estrogênio é feita para diminuir a secura vaginal e muitos medicamentos podem ser usados para acabar com os outros sintomas. De preferência um médico deve receitar o medicamento certo para que não haja ocorrência de problemas.

Exercícios para combater a menopausa

Nessa fase de inúmeros sintomas ruins, cansaço, ganho de peso e dores, é muito importante que a mulher mantenha uma rotina de exercícios que combatem a menopausa para que possa continuar levando uma vida saudável. Além disso, a prática de exercícios também combate as dores, impede que você ganhe muitos quilos e te dá mais energia.

É preciso manter os ossos e a cartilagem fortes, por isso um dos melhores exercícios é o agachamento. Você deve ficar em pé, de costas para uma cadeira; o exercício consiste em sentar-se e levantar-se com as mãos esticadas para a frente. A flexão de perna também é uma ótima opção: apoie os braços em uma parede, deixe as pernas esticadas e os joelhos paralelos; depois, flexione uma perna de cada vez.

Exercícios que combatem a menopausa

Exercícios que combatem a menopausa. (Imagem: Divulgação)

 

Não podemos deixar de mencionar o famoso abdominal, muito útil em qualquer fase da vida. Você deve se deitar de barriga para cima e com os pés flexionados; aos poucos vá flexionando o tronco para cima, deixando os braços esticados em cima da cabeça. Outras opções de exercícios também são a adução de quadril 1 e 2, o glúteo três apoios e a flexão de braço.

Recomendados para você: