Cuidados Durante o Climatério

O climatério é uma etapa difícil na vida de toda a mulher, onde ela para de reproduzir e dá início à fase não reprodutora. O climatério antecede a menopausa, pois nessa etapa ainda ocorre a menstruação, entretanto é de forma cada vez mais irregular, até que cessa completamente. O climatério já conta com vários sintomas da menopausa e tende a começar a partir dos 43 anos.

Nessa fase a mulher lida com diversos sintomas nada agradáveis que, dependendo da intensidade, podem atrapalhar sua rotina. O climatério é uma etapa delicada e por isso exige alguns cuidados, dos quais você poderá conferir a seguir. Neste artigo vamos falar sobre os cuidados durante o climatério que você precisa ter!

Cuidados Durante o Climatério.

Cuidados Durante o Climatério. (Imagem: Divulgação)

Como tratar os sintomas do climatério

O climatério possui alguns sintomas, sendo o principal deles o fogacho. O fogacho são as ondas de calor que surgem do nada, em qualquer hora do dia, independentemente da estação e podem durar por algumas horas. Os fogachos podem causar várias situações constrangedoras, além de também virem acompanhados de vermelhidão em regiões como o rosto e pescoço.

Tanto o fogacho quanto os demais sintomas do climatério podem ser tratados, mas não evitados completamente. Os tratamentos têm como intuito aliviar esses sintomas para que eles surjam com menos frequência e em menor intensidade.

O principal tratamento consiste na reposição hormonal de estrogênio, mas ele traz alguns riscos para a saúde. Há outras maneiras naturais e mais saudáveis para tratar os sintomas, como se alimentar melhor, acrescentar determinados alimentos no seu dia a dia, entre outros cuidados durante o climatério.

Cuidados Durante o Climatério.

Cuidados Durante o Climatério. (Imagem: Divulgação)

Alimentos para aliviar os sintomas

Existem diversos alimentos com propriedades benéficas que podem ajudar a aliviar os sintomas e por isso devem ser ingeridos diariamente. Além disso, no climatério, a mulher precisa de determinadas substâncias e nutrientes para que o corpo funcione corretamente. É preciso se alimentar bem para manter a boa forma e também evitar os sintomas.

Há alguns alimentos e substâncias indispensáveis nessa etapa: amora, magnésio, cálcio, soja, fibras, boro, manganês, zinco, vitamina K, vitamina C, selênio, complexo B, cobre, entre outros. As fibras irão contribuir para que o intestino funcione corretamente, evitando o ganho de peso que geralmente ocorre nessa etapa.

Cuidados durante o climatério

Além de cuidar a alimentação, as mulheres precisam adotar alguns hábitos que irão contribuir para diminuir a intensidade dos fogachos e de demais sintomas. Por exemplo, mesmo no inverno, é recomendado usar peças leves, evitando assim o calor intenso.

Além disso, se possível, é indicado trabalhar ou ficar em locais arejados, evitando locais fechados e abafados. É necessário fazer até seis refeições por dia em pequenas quantidades, além de tentar evitar o estresse. Converse com o seu médico para verificar demais instruções.

Cuidados Durante o Climatério.

Cuidados Durante o Climatério. (Imagem: Divulgação)

Suplementos para o climatério

Há ainda suplementos no mercado feitos com ingredientes totalmente naturais que podem ser usados no climatério e na menopausa, como uma alternativa menos agressiva ao corpo para aliviar os sintomas. Esses suplementos possuem em sua composição vários nutrientes que são necessários ao corpo nessa fase e portanto são ótimos para aliviar os sintomas, manter o bom humor, evitar a fadiga e o cansaço, assim como manter a boa saúde de forma geral.

Esses suplementos devem ser ingeridos duas vezes por dia e o seu consumo deve ser feito por um período determinado pelo médico. É importante que você consulte o profissional antes de começar a ingerir, por mais que seja um suplemento natural é importante seguir as recomendações de um profissional no assunto.

Recomendados para você: