Como Se Livrar dos Sintomas da Menopausa Prematura

Você já ouviu falar na menopausa prematura? Também chamada de menopausa precoce, é quando os ovários femininos envelhecem antes do tempo, diminuindo assim a produção dos hormônios femininos e impedindo a mulher de engravidar e reproduzir. Muitas mulheres podem ter menopausa precoce e nem desconfiarem, porque no início ela tende a ser bem silenciosa e não apresenta sintomas.

No entanto, sabendo dos sintomas que a menopausa precoce causa, é possível identifica-la e assim buscar ajuda médica o quanto antes. A seguir, veja quais são os sintomas da menopausa precoce e como se livrar deles.

Como Se Livrar dos Sintomas da Menopausa Prematura

Como Se Livrar dos Sintomas da Menopausa Prematura. (Imagem: Divulgação)

Sintomas da Menopausa aos 40 anos

Se você começar a lidar com os sintomas da menopausa prematura, não há com o que se preocupar, pois a menopausa está chegando no momento certo. O problema acontece quando os sintomas surgem em mulheres com menos de 40 anos. Em todos os casos, independentemente da idade, é fundamental buscar ajuda médica e iniciar um tratamento rapidamente, de modo a aliviar os sintomas.

Grande parte das mulheres sofrem com ondas de calor, também conhecidas como fogachos, e suores noturnos. Em mais da metade das mulheres esses sintomas tendem a desaparecer em até 4 anos.

Sintomas da Menopausa aos 47 anos

É comum que mulheres com 47 anos sofram com os sintomas da menopausa, portanto não há com o que se preocupar. Podemos dizer que seus ovários estão envelhecendo e falhando na época certa, sem necessidade de alarde.

Os sintomas que são característicos da menopausa são os seguintes: secura vaginal, diminuição da libido, falta de desejo sexual, ciclos menstruais irregulares, mudanças bruscas de humor e instabilidade emocional, assim como as ondas de calor. Independentemente da idade que os sintomas começarem a surgir, é fundamental buscar aconselhamento médico.

Como Se Livrar dos Sintomas da Menopausa Prematura

Como Se Livrar dos Sintomas da Menopausa Prematura. (Imagem: Divulgação)

Climatério Precoce

O climatério é a fase que antecede a menopausa, sendo conhecido como a fase em que a mulher passa para o estágio não reprodutivo de sua vida. É o fim da fase reprodutiva, quando os ovários não produzem mais a mesma quantidade de hormônios femininos.

É principalmente no climatério que as mulheres lidam com ciclos menstruais irregulares. Quando a menstruação para totalmente por mais de um ano, a mulher pode se considerar na menopausa.

Sintomas da Menopausa aos 38 anos

Mulheres com 38 anos que lidam com os sintomas da menopausa prematura podem ter problemas de fertilidade e para reproduzir. A boa notícia é que hoje em dia já é possível descobrir se você sofrerá com a menopausa precoce, por meio de testes que são administrados por médicos especialistas na área.

As mulheres nessa fase tendem a lidar com os mesmos sintomas mencionados anteriormente, alguns com mais intensidade do que outros, mas isso varia de uma mulher para outra.

Sintomas da Menopausa

Os sintomas da menopausa são bem característicos e toda mulher acaba descobrindo quando entra na fase. Além disso, na menopausa em si, não há nenhuma menstruação por pelo menos um ano.

Como Se Livrar dos Sintomas da Menopausa Prematura

Como Se Livrar dos Sintomas da Menopausa Prematura. (Imagem: Divulgação)

Tratamento Menopausa Natural

Há várias opções de tratamentos naturais hoje em dia para a menopausa. Por exemplo, o médico pode indicar algumas mudanças diárias nos hábitos para que você se sinta mais à vontade e não sofra tanto com o calor e com dores. Além disso, há alguns medicamentos fitoterápicos que podem ser usados para aliviar os sintomas, mas você deve ingerir somente a dose recomendada pelo médico, pois em doses elevadas esses medicamentos podem causar alguns problemas.

A acupuntura também é um tratamento natural para a menopausa, mas converse com o seu médico para ver o que ele acha que você deve fazer. Se os sintomas piorarem, converse novamente com o médico até encontrar um tratamento que seja eficaz.

Recomendados para você: