Como Amenizar os Fogachos?

A menopausa é uma etapa da vida de qualquer mulher que não pode ser evitada. Todas passam por isso, algumas tendo que lidar com sintomas mais intensos do que outras. A menopausa nada mais é do que uma fase em que a mulher deixa de ser reprodutiva, ou seja, ela para de menstruar e não poderá mais engravidar.

O climatério antecede a menopausa, sendo a fase em que acontece essa transição. As menstruações ficam cada vez mais irregulares, até que cessam completamente e a mulher entra na menopausa. Por deixar de ser reprodutora, a mulher também produz menos estrogênio, o hormônio feminino e isso causa uma série de sintomas desagradáveis que podem durar de 3 a 5 anos ou mais.

Como Amenizar os Fogachos?

Como Amenizar os Fogachos? (Imagem: Divulgação)

Quando a menopausa acontece

A menopausa tende a surgir na vida da mulher após os 40 anos. A partir dos 43 ou 45 anos inicia-se o climatério, cujos sintomas são os mesmos que a menopausa. Você diferencia uma fase da outra pela presença da menstruação. Se você já lidar com os sintomas, mas ainda estiver menstruando, significa que está no climatério.

Após o climatério, inicia-se a menopausa. Algumas mulheres começam a sentir esses sintomas de forma bem precoce, aos 38 anos. Por outro lado, há mulheres que só começam a lidar com os sintomas perto dos 50 anos. É comum variar, mas é preciso tomar alguns cuidados principalmente para que os sintomas não surjam tão cedo, impedindo assim a mulher de engravidar.

Principais sintomas da Menopausa

A menopausa possui diversos sintomas desagradáveis. A grande maioria das mulheres lida com todos eles, outras apenas com alguns. O que varia também é a intensidade dos sintomas, principalmente dos fogachos. Os fogachos são ondas de calor que surgem do nada e podem durar minutos ou algumas horas.

Como Amenizar os Fogachos?

Como Amenizar os Fogachos? (Imagem: Divulgação)

Essas ondas de calor podem aparecer em qualquer lugar, independentemente da hora e também da estação do ano. Os fogachos podem impedir a mulher de ter uma boa noite de sono, assim como de realizar suas tarefas no dia a dia. Algumas mulheres também lidam com a vermelhidão no momento do fogacho, principalmente no rosto e no pescoço.

A menopausa inclui outros sintomas que também podem ser bem intensos variando de pessoa para pessoa, como irritabilidade, alterações de humor, ressecamento vaginal, dores musculares, dores de cabeça, insônia, aumento de peso, entre outros.

Como amenizar os fogachos

Os fogachos são de longe o sintoma que mais atormenta as mulheres, por isso elas sempre buscam por meio de amenizá-los e torna-los suportáveis. É possível aliviar os fogachos, impedindo que eles surjam com tanta frequência, mas para isso você deve conversar com o seu médico. Há tratamentos naturais e hormonais que podem ser adotados, mas há restrições portanto somente o médico poderá lhe indicar o melhor tratamento.

Os tratamentos naturais não são perigosos e conseguem um bom resultado na grande maioria das mulheres, evitando ao máximo os sintomas. A seguir, veja duas dicas que podem te ajudar a amenizar o fogacho no seu dia a dia:

Como Amenizar os Fogachos?

Como Amenizar os Fogachos? (Imagem: Divulgação)

Ambientes bem ventilados

Se os fogachos são insuportáveis no inverno, imagine então no verão. É importante que em ambas as épocas do ano, quando você estiver nessa fase, dê preferência a lugares arejados e ventilados, onde pegue ondas de ar e consiga evitar o calor. Assim, quando as ondas de calor surgirem, elas podem não ser tão intensas.

Você deve evitar lugares fechados e abafados.

Pratique atividades físicas

Ao se exercitar o nosso corpo produz a serotonina em maior quantidade, sendo ela a substância do prazer. Além de favorecer o nosso bom humor e bem estar, as atividades físicas podem evitar os fogachos durante a menopausa.

Recomendados para você: