Afinal, o que é o Climatério?

O climatério é uma etapa da vida das mulheres em que elas deixam de ser reprodutivas, ou seja, é o fim de sua etapa reprodutiva. O climatério também pode ser chamado de pré-menopausa e vem acompanhado de uma série de sintomas desagradáveis e que devem ser tratados, tornando a vida da mulher um pouco mais fácil.

Geralmente o climatério dura por 4 anos, mas há casos de mulheres que lidam com os sintomas até hoje e possuem mais de 60 anos. Cada ovário possui suas próprias características, portanto os sintomas do climatério, assim como suas intensidades e tempo de duração, podem variar. Saiba mais sobre essa etapa a seguir.

Afinal, o que é o Climatério?

Afinal, o que é o Climatério? (Imagem: Divulgação)

Climatério Tratamento

O climatério não pode ser tratado e curado, não há como fugir dessa etapa. O que acontece é que algumas mulheres lidam com os sintomas em menor intensidade e, por causa disso, quase não veem seu dia a dia se modificando. Por outro lado, há mulheres que são altamente afetadas pelos sintomas e por isso precisam de um tratamento. Esse tratamento tem como intuito aliviar os sintomas, permitindo que a mulher leve sua vida normalmente.

Hoje em dia existem tratamentos hormonais e não hormonais, sendo que esses últimos são os mais buscados por oferecem menos riscos à saúde e poderem ser naturais.

Climatério Sintomas

O climatério, como mencionamos anteriormente, vem recheado de sintomas que podem ser bem desagradáveis. Esses sintomas surgem ao longo do dia, de forma aleatória, podendo também surgirem no meio da madrugada, atrapalhando o sono. O principal sintoma é a onda de calor, mencionada por grande parte das mulheres com climatério.

Essas ondas de calor são bem recorrentes e podem surgir em qualquer hora do dia, inclusive no inverno. O climatério possui outros sintomas como mudanças no humor, suor noturno, secura vaginal, dor ao se relacionar, dores musculares, dores de cabeça, cansaço, falta de concentração, entre outros.

Afinal, o que é o Climatério?

Afinal, o que é o Climatério? (Imagem: Divulgação)

Fisiologia do Climatério

O climatério nada mais é do a fase em que a mulher passa do estágio reprodutivo para o estágio não reprodutivo. Essa fase pode ser caracterizada por seus sintomas que inclusive incluem alguns sintomas da menopausa. O climatério também conta com períodos menstruais desregulares que vão ficando cada vez mais incomuns, até que a menstruação para de acontecer completamente.

Climatério Feminino

O climatério feminino é uma fase difícil, mas necessária para todas as mulheres. Em mais da metade das mulheres os sintomas desaparecem de forma espontânea após 4 anos, no entanto, em algumas, eles podem seguir até os 60 anos ou mais, causando ainda mais desconforto. Principalmente nesses casos é necessário buscar ajuda e adotar um método eficaz de tratamento para aliviar os sintomas.

Climatério Idade

O climatério geralmente surge após os 40 anos, mais especificamente aos 45 anos. No entanto, como mencionamos anteriormente, cada ovário é único e há casos de climatério precoce, em que ele surge logo aos 41 anos. É importante ficar de olho para dar início ao tratamento logo que os primeiros sinais surgirem.

Afinal, o que é o Climatério?

Afinal, o que é o Climatério? (Imagem: Divulgação)

Cuidados Durante o Climatério

Durante o climatério você pode adotar algumas táticas e dicas para aliviar os sintomas e conseguir seguir a sua rotina, sem precisar se preocupar com ondas de calor ou qualquer outro sintoma desagradável. Por exemplo, é indicado usar roupas leves até mesmo no inverno, deixando de lado roupas mais pesadas.

Se for verão, fique em lugares que pegue um bom vento e sempre abra bem sua casa ou a sua sala no local de trabalho. Ande sempre com uma garrafa de água, pois ela pode ser uma boa forma de refrescar. Siga todas as recomendações médicas nessa etapa.

Recomendados para você: