5 verdades sobre a menopausa

Você deve conhecer a menopausa como a fase da vida da mulher que ela para de menstruar e sente somente as famosas ondas de calor. Mas isso não é uma verdade absoluta, pois os sintomas podem ser bem mais variados que isso. Mas, o que muitos não sabem é que a menopausa tem sim uma forma de se manifestar que pode atrapalhar a vida da mulher, mas que também existem formas de amenizar os males que ela causa no corpo.

5 verdades sobre a menopausa

Conheça agora meso 5 verdades sobre a menopausa que você precisa conhecer:

  1. O que é exatamente a menopausa?

A menopausa nada mais é do que o envelhecimento dos ovários e que geram a parada de produção hormonal (hormônios sexuais) nas mulheres. Dessa fase da vida em diante então a pessoa não pode mais engravidar. A menopausa costuma acontecer quando a mulher tem idade entre 45 e 50 anos. Mas a medicina só considera a pessoa na menopausa quando ela para de menstruar por 12 meses seguidos.

5 verdades sobre a menopausa

5 verdades sobre a menopausa. (Imagem: Divulgação)

  1. Como se chama o período que antecede a menopausa?

O período aonde o ciclo menstrual começa a ficar irregular é chamado de climatério. E ao contrário do que muitas pessoas acham, ele pode começar quando a mulher tem somente 38 anos de idade e é marcado por alguns sintomas, sendo que a menstruação desregulada é uma delas.

No entanto, cuidado, pois algumas mulheres acham que estão na menopausa já por causa dessa fase e na verdade não estão. E também acham que não precisam se proteger de uma gestação porque não podem engravidar, mas na verdade podem sim ter uma gravidez.

  1. Quais são os principais sintomas da menopausa?

Conheça os principais sintomas da menopausa:

– Calor insuportável e súbito

– Quentura no rosto e pescoço

– Muito sono

– Falta de apetite sexual

– Pele mais seca

– Menos lubrificação vaginal no momento do sexo

– Mudança na distribuição de gordura do corpo

No entanto, existem mulheres que dizem não sentir nada até que a menstruação pare de vez.

  1. Dá para amenizar o incômodo?

Sim, é possível ter menos incômodos com os sintomas da menopausa. A questão dos calores podem se resolver com atividades físicas frequente e a liberação de mais hormônios que permitem a sensação de bem-estar. Abandone o cigarro e o excesso de bebidas alcoólicas também. Fora tudo isso, uma alimentação mais saudável é essencial e estar com o peso adequado ao seu porte físico.

5 verdades sobre a menopausa

5 verdades sobre a menopausa. (Imagem: Divulgação)

  1. E quem não pode fazer a reposição hormonal?

Não podem fazer a reposição hormonal as mulheres obesas, que sofrem de pressão alta, diabetes e que apresentam fatores de risco para o câncer de mama. Se você tiver na sua família muitos casos de câncer de mama é melhor mesmo repensar e avaliar se precisa mesmo da reposição hormonal, pois pode ser um perigo para a saúde e antecipar o câncer o causar o surgimento.

No entanto, converse com o seu (a) ginecologista e veja quais as opções de tratamento que são melhores. Alguns alimentos ajudam a estimular a produção hormonal e ajudam as pessoas na menopausa, veja se esse não é o eu caso.

Recomendados para você: