5 Alimentos para Aliviar a Menopausa

A menopausa é caracterizada por sintomas que tendem a surgir após os 50 anos de idade nas mulheres, devido à baixa na produção dos hormônios femininos. A menopausa define o fim da menstruação, ou seja, após esse período a mulher não menstrua mais. Não se sabe ao certo quanto tempo dura a menopausa, em algumas mulheres pode durar meses, enquanto em outras, anos.

A intensidade dos sintomas também pode variar de uma mulher para outra e da forma como ela se cuidou nos anos anteriores. A seguir você vai conhecer alguns alimentos para aliviar a menopausa.

Alimentos indicados para combater as alterações de humor

A baixa produção dos hormônios femininos tende a causar variações de humor nas mulheres, isso faz com que em uma hora ela esteja feliz, já na outra irritada. Nesse período as mulheres se estressam com mais facilidade e estão propensas a desenvolver depressão. Para combater esses sintomas, o mais indicado é consumir cereais integrais, banana, abacate, verduras de folhas verdes, chocolate amargo, erva-cidreira, frango, manjericão, entre outros.

Alimentos para combater as ondas de calor

Um dos sintomas mais conhecidos e relatados são as ondas de calor que fazem as mulheres não sentirem frio nem mesmo no inverno. Também existem alimentos para aliviar a menopausa e ainda protegem contra doenças cardíacas. Nessa lista, destacamos os seguintes alimentos: arroz integral, aveia, brócolis, couve-flor, linhaça, pão de soja, molho de tomate, sementes de gergelim, entre outros.

Maçã na menopausa

A maçã pode ser consumida durante e antes a menopausa, pois previne a mulher da osteoporose e ainda possui um componente que ajuda no fortalecimento dos ossos. Além disso, a maçã é uma fruta que deve ser ingerida durante uma alimentação saudável para aliviar os sintomas gerais da menopausa.

Amora

A amora é uma fruta que possui ação antioxidante e ajuda a regular os hormônios do corpo. Por isso a amora é apontada por diversos especialistas como uma ótima aliada para aliviar os sintomas envolvendo a menopausa, como nervosismo e ansiedade.

Maca Peruana

A maca peruana é usada para diversos fins pelos seus benefícios ao corpo, mas também é indicada no período da menopausa, pelo fato de aumentar os níveis de energia e da resistência, além de ser rica em ômega 3 e contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares. Ela ainda oferece ótimas quantidades de ferro e cálcio, que ajudam a combater a anemia e fortalecem os ossos no período da menopausa.

Inhame e Grão de Bico

O inhame é indicado para acabar com as ondas de calor da menopausa, pelo fato de possuir vitaminas essenciais na manutenção do nosso organismo e da nossa saúde. Já o grão de bico é capaz de prevenir a osteoporose e as doenças cardiovasculares, sendo um ótimo aliado na menopausa. Ele possui uma combinação de aminoácidos essencial

para favorecer o bom humor e o bem-estar em todas as épocas da vida, principalmente durante a menopausa quando a variação de humor é constante.

Alimentos que pioram os fogachos

Os alimentos que pioram os fogachos são aqueles que ao ingerir, contribuem para o surgimento das ondas de calor, sendo esses os principais sintomas da menopausa. Sendo assim, é importante conhecer tanto os alimentos que pioram os fogachos quanto aqueles que servem para aliviar a menopausa.

Os alimentos que pioram os fogachos são aqueles condimentados, pois eles aumentam a temperatura corporal. São aqueles com muita pimenta ou excesso de sal. Para evitar, dê preferência a refeições temperadas de forma mais leve.

Alimentos para melhorar os fogachos

Se você deseja saber os alimentos para melhorar os fogachos, está no lugar certo. Há determinados alimentos que fazem bem para a menopausa em geral, melhorando não somente os fogachos, como todos os sintomas.

Um desses alimentos para melhorar os fogachos é a soja, pois ela é rica em isoflavona. O consumo de soja, graças a essa substância, pode aliviar o surgimento de vários sintomas da menopausa, como os fogachos, assim como o ressecamento da pele.

Acesse e saiba Como Acabar com os Sintomas da Menopausa com Apenas 2 Aliados!

Alimentos para diminuir fogachos

Buscar por métodos para aliviar a menopausa é a melhor forma de passar por essa etapa sem sofrer com os sintomas. Há várias opções e uma delas é ter uma alimentação saudável, incluindo alimentos para diminuir fogachos. Dessa forma você poderá levar sua rotina numa boa, sem se preocupar com as ondas de calor.

Os melhores alimentos para diminuir fogachos são as oleaginosas como castanhas, nozes e até óleos vegetais. Isso porque todos esses alimentos são ricos em vitamina E, uma substância maravilhosa para aliviar as ondas de calor. Você deve ainda dar preferência à castanha do pará, pois ela também ajuda a melhorar as funções cerebrais.

Alimentos que diminuem o calor do corpo

Muitas mulheres não sabem, mas é possível aliviar a menopausa mudando seus hábitos, se alimentando melhor, se exercitando e seguindo as recomendações médicas. Não existe forma mais natural para eliminar os fogachos do que incluir alimentos que diminuem o calor do corpo em sua dieta.

Além das oleaginosas que mencionamos anteriormente, o chocolate e diversos outros alimentos que possuem triptofano são bons para aliviar os sintomas em geral, pois essa substância estimula a produção da serotonina, o hormônio do bem estar.

Alimentos ricos em estrogênio e progesterona

Os alimentos ricos em estrogênio e progesterona podem contribuir diretamente para aliviar a menopausa, pois são essas substâncias que ficam faltando durante essa etapa e causam a grande maioria dos problemas. Os alimentos ricos em estrogênio e progesterona geralmente são chamados de fitohormônios e você pode inseri-los na sua refeição.

Os principais alimentos ricos nessas substâncias são: soja, ervilha, semente de linhaça, feijão, leite de soja e alho. Ao inseri-los na sua alimentação, eles poderão além de estimular a produção desses hormônios, contribuírem para a diminuição de todos os sintomas da menopausa. Converse com seu médico antes de iniciar qualquer tratamento para aliviar a menopausa, pois nem todos são saudáveis como uma boa alimentação. Se exercitar também é uma boa forma de aliviar a menopausa.