3 Curiosidades sobre Menopausa

A menopausa é uma etapa fundamental da vida de qualquer mulher e cada uma sente de uma forma os sintomas. Cada organismo é único, portanto algumas mulheres sentem os sintomas com mais intensidade, enquanto outras nem tanto.

O que varia também é a idade em que a menopausa começa e vai embora, sendo que o mais comum é ela durar em torno de 3 a 5 anos, mas existem casos de mulheres cujos sintomas perduraram por mais tempo do que isso.

Veja a seguir 3 curiosidades sobre menopausa.

3 Curiosidades sobre Menopausa.

3 Curiosidades sobre Menopausa. (Imagem: Divulgação)

O que é Menopausa

A menopausa é a etapa da vida da mulher em que ele passa de sua fase reprodutora para uma fase não reprodutora, quando não poderá mais engravidar e quando não haverá mais menstruação. Antes da menopausa há o climatério, quando começa a diminuir a produção de estrogênio, o hormônio feminino, e os sintomas da menopausa começam a surgir.

No climatério ainda há menstruação, sendo essa a principal diferença entre o climatério e a menopausa. Nessa fase, a menstruação já é bastante irregular, até que cessa completamente. Quando não houver presença de menstruação por pelo menos um ano, a mulher pode se considerar na menopausa. O climatério geralmente começa a partir dos 40 ou 43 anos.

Clique aqui e conheça 5 Alimentos para Aliviar a Menopausa!

Menopausa Sintomas

A menopausa traz consigo sintomas muito desagradáveis que podem acabar impedindo que a mulher siga com sua rotina normalmente, mas como já mencionamos, a intensidade dos sintomas varia de uma mulher para outra, visto que cada corpo é único.

As ondas de calor, também chamadas de fogachos, são os principais sintomas e também aqueles que mais incomodam. As ondas de calor podem surgir a qualquer momento e em qualquer lugar, geralmente causam também vermelhidão no rosto e pescoço. Além disso, a menopausa também possui sintomas como: ressecamento vaginal, suor noturno, alterações de humor, estresse, cansaço, falta de energia e pode contribuir para o surgimento de uma vida sedentária ou até mesmo de problemas como osteoporose.

3 Curiosidades sobre Menopausa.

3 Curiosidades sobre Menopausa. (Imagem: Divulgação)

Menopausa Tratamentos

Atualmente existem tratamentos para a menopausa, mas não deixe se enganar pelo nome. Esses tratamentos não curam a menopausa, pois ela não é uma doença e sim uma fase essencial da vida de toda a mulher. O que esses tratamentos fazem é trabalhar para aliviar os sintomas dessa etapa, permitindo que a mulher não sinta-os com tanta intensidade.

Além da reposição hormonal, há opções mais saudáveis e naturais que não afetam a saúde feminina. A mulher pode optar por um tratamento com fitoterápicos ou ainda por algo extremamente natural, como uma boa alimentação, prática de atividades físicas diariamente e hábitos no dia a dia que contribuirão para diminuir os sintomas, como ficar em ambientes frescos e evitar roupas muito quentes.

3 Curiosidades sobre Menopausa

Há diversas informações sobre a menopausa por aí, muitas delas são consideradas curiosidades pois nem todas as pessoas sabem ou conhecem. Conhecer muitos aspectos da menopausa te dá a oportunidade de passar melhor por essa fase ou até de ajudar sua mãe ou sua esposa.

Uma curiosidade sobre a menopausa, mais especificamente sobre o climatério, é que é possível sim engravidar. Muitos acham que com a chegada do climatério e com a irregularidade do ciclo menstrual já não é mais possível, mas a verdade é que enquanto houver menstruação, há riscos de gravidez.

3 Curiosidades sobre Menopausa.

3 Curiosidades sobre Menopausa. (Imagem: Divulgação)

Outra curiosidade é que a menopausa causa alterações na pele da mulher, deixando-a mais propensa para o surgimento de rugas, linhas de expressão e até mesmo contribui para deixa-la mais ressecada. Mais uma curiosidade, dessa vez sobre a técnica de reposição hormonal, é que pode aumentar os riscos de câncer de mama, por isso é essencial conversar com o seu médico.

Recomendados para você: